terça-feira, 28 de maio de 2013

Chá branco ou verde: qual você prefere?

Há quem acredite que o chá branco emagreça mais do que o chá verde. Extraídas da mesma erva Camellia sinensis, as duas bebidas, no entanto, têm efeito similar na perda de peso. Especialistas afirmam que a grande vantagem do chá branco está em seu forte potencial diurético e antioxidante, que o coloca um passo a frente do chá verde em ganho de qualidade de vida.

Mas os benefícios destes chás vão muito além. Você sabe quais são? A gente ensina!

Os dois chás possuem uma substância termogênica, a cafeína, que ativa o metabolismo e acelera a queima das calorias. Só não se esqueça de que eles devem ser associados a exercícios físicos regulares e um cardápio equilibrado – hábitos fundamentais para perder peso com saúde. A erva dessas bebidas tem alto teor de flavonóides, que auxiliam no combate aos radicais livres e nos protegem do envelhecimento precoce e das doenças degenerativas, e catequinas, que contribuem para a redução dos níveis de colesterol total e LDL – colesterol.

Além disso, os chás:

Auxiliam na digestão;
São diuréticos;
Previnem cáries;
Previnem problemas cardiovasculares;
Protegem a pele dos efeitos nocivos do sol.
Feitos sob a forma de infusão, podem ser consumidos na temperatura desejada. No entanto, não devem ser reaquecidos para evitar a perda de seus princípios ativos.


Antes, durante ou depois das refeições?
O ideal é que os chás verde e branco sejam consumidos nos intervalos das refeições.

Tome nota: quando consumidos em excesso, podem aumentar a pressão arterial em quem tem predisposição. Portanto, fique atento e evite exageros! Para que a bebida tenha efeito, são necessárias de três a seis xícaras por dia.