quinta-feira, 22 de março de 2012

Granola

Recebemos essa semana vários tipos de granola fresquinhos e crocantes. Além de ser deliciosa, esse alimento possuiu vários benefícios. Você os conhece? Veja só:


Criada a mais de 100 anos, a granola surgiu como uma alternativa de café-da-manhã para os vegetarianos aliando uma alimentação benéfica e saborosa e a vantagem de ser altamente nutritiva e rica em fibras.

Para que serve?

Por si só, a mistura de frutas secas (as mais comuns são a uva-passa e o coco), grãos (aveia, fibra de trigo e flocos de arroz), sementes (amendoim, castanha de caju e castanha-do-pará) e açúcar (mascavo ou orgânico) podem trazer diversos benefícios como, por exemplo, reduzir o risco de doenças cardiovasculares e diminuir a absorção de gorduras dos alimentos. Outro fator favorável do consumo da granola é o controle da glicemia (o que previne doenças como diabetes), já que contém muitas fibras. Tem também o poder de aumentar a saciedade por mais tempo, além de ajudar o aparelho digestivo a funcionar melhor.

Valor Nutricional
A granola possui baixo teor de gordura e valores de importância à vida saudável. Para se ter uma idéia, em cada 40 gramas ingeridas de granola tradicional encontrada nos principais mercados, há 4% de proteína, 25% de vitaminas A, C, B1, B2, B6, B12 e também niacina, ácido fólico, ferro e zinco. As mesmas 40 gramas contêm 138 calorias, 2,8 gramas de proteínas, 28 gramas de carboidratos, 16 gramas de amido, 3 gramas de fibra alimentar total e 120mg de sódio.


Energia Para Crianças e Atletas
A granola é indicada para todas as idades e seu consumo é recomendável pela manhã e antes da atividade física, justamente por ser um dos alimentos de maior poder reconstituinte. Na Europa, por exemplo, durante o inverno, o alimento é ideal para quem precisa armazenar energia a fim de enfrentar as baixas temperaturas da estação. 


Como Consumir?
Diversos produtos estão disponíveis no mercado, como barras, biscoitos, pães, iogurtes, etc. Existem muitas receitas que incluem a granola como ingrediente fundamental com objetivo de realçar o gosto e funcionalidade do alimento. Pães, bolos, tortas e sobremesas podem ganhar um valor nutricional diferenciado com a adição dos grãos.