sábado, 31 de março de 2012

Quinua

Você já faz uso da quinua? Saiba que esse alimento de origem andina, pode fazer maravilhas pela saúde.

De acordo com pesquisas recentes, as fibras e a saponina, substância que recobre a semente, reduziriam os níveis de colesterol produzido pelo fígado. Daí, o risco de um vaso ficar lotado dessa molécula gordurosa diminui.

Além disso, por incrível que pareça, as proteínas da quinua são comparáveis às de origem animal. Não pela quantidade, mas pela qualidade. O segredo está no equilíbrio entre vários tipinhos protéicos que, juntos, oferecem quase toda a matéria-prima de que o organismo precisa.

Veja alguns outros benefícios:
- Controla as taxas de colesterol- Regula a digestão
- Protege os tecidos
- Fortalece a musculatura
- Combate a osteoporose

Outra grande vantagem é a concentração de zinco, cálcio e ferro da quinua. Sem falar nos indícios de que seus fitoestrógenos afastariam a osteoporose nas mulheres depois da menopausa.

Compare:
 100g = 8 colheres de sopa de quinua


Como ela é encontrada:

Farinha
Ela pode entrar na lista de ingredientes de pães, massas, bolos e tortas. Como seu sabor residual é forte, utilize 20% do farináceo da receita original e complete com a farinha de quinua.

Flocos
Combinam mais com o café da manhã. Salpique as frutas com ele ou bata com iogurte. Outra boa opção é colocá-lo no leite.

Grãos
Vão bem em saladas e como substitutos do arroz. Cozinha em fogo baixo, seguindo a proporção de dias xícaras e meia de chá de água para uma de quinua. 



Fonte: Novo Guia da Nutrição - Editora Abril