quarta-feira, 27 de junho de 2012

Castanha do Pará


Você conhece os benefícios da castanha-do-pará, também conhecida como castanha-do-brasil, para sua saúde?

Um estudo recente feito pela nutricionista Bárbara Rita Cardoso, do Laboratório de Nutrição-Minerais da Universidade de São Paulo provou que basta uma unidade por dia da castanha para proteger seu cérebro contra males neurodegenerativos - caso da doença de Alzheimer.

O motivo de tanto sucesso está no selênio, mineral encontrado em abundância na castanha. Para se ter ideia, a recomendação diária para um adulto hoje é de 55 microgramas diários e uma única castanha concentra de 200 a 400 microgramas o nutriente.

O selênio fica retido no solo e sua concentração nos alimentos varia de acordo com a área aonde são cultivados. No caso da castanha-do-pará dois fatores contribuem para o teor altíssimo do mineral: o primeiro é a terra da Região Norte ser rica em selênio (pontos pra nossa região) e o segundo é a incrível capacidade da castanheira de absorvê-lo.

Além dos benefícios para o cérebro, o selênio é fundamental para a formação de uma enzima que têm ação antioxidante, a glutationa peroxidase. Apesar do nome estranho, ela é uma das mais potentes na hora de dar um chega pra lá nos radicais livre - aquelas moléculas que danificam as células e causam todo tipo de problemas.

O selênio também é fundamental para regular o trabalho da tireoide, onde são produzidos os hormônios T3 e T4, que regem o funcionamento do corpo inteiro.

Também existem alguns indícios de que o selênio seria capaz de diminuir a agregação de placas nos vasos sanguíneos e a glutationa barraria a oxidação do colesterol LDL, inimigo do peito.

Apesar de tantos benefícios não se renda ao sabor maravilhoso da castanha e exagere na dose já que em excesso o selênio pode causar prejuízos. Uma castanha por dia é mais do que suficiente.

Matéria da Revista Saúde - Junho/12


Saiba aonde mais encontrar o selênio:

1. 1 castanha-do-pará: Até 400 microgramas
2. 100g farinha de trigo: 42  microgramas 
3. 1 pão francês: 10  microgramas 
4. 100g de frango: 7  microgramas 
5. 4 colheres de sopa de arroz: 5  microgramas 
6. 1 gema de ovo: 3,4  microgramas 
7. 100g de carne bovina: 3  microgramas 
8. 1 clara de ovo:  1,5 microgramas
9. 2 colheres de sopa de feijão - 1,5 microgramas
10. 1 fatia média de queijo: 1,4 microgramas