sexta-feira, 19 de junho de 2015

Combata a Celulite com a Centella Asiática

Para as mulheres que querem dar um basta na celulite, existem inúmeras técnicas no mercado para acabar com os odiados furinhos nas pernas e bumbum, mas muitas vezes esses tratamentos podem ser bastante invasivos, sem falar nos valores exorbitantes. Se você quer tentar uma opção mais natural para acabar com a celulite, a centella asiática, uma planta medicinal, é uma excelente aliada.



A centella asiática é proveniente de países como Índia, China e Tibet, e vem sendo utilizada na medicina Ayurvedica (medicina oficial na Índia) por mais de três mil anos. Mas há pouco tempo, com o início da popularização de dietas alternativas para a ajuda na beleza cotidiana da mulher. A erva é consumida principalmente na forma de chá e em cápsulas.

Benefícios 

São inúmeros os benefícios  do chá de centella asiática no corpo, mas é contra a celulite que ele se mostra um forte aliado. O chá age no tecido afetado pela celulite regulando a produção de colágeno, melhorando a questão da flacidez e do endurecimento das fibras de colágeno; além disso, ela promove uma limpeza nos vasos congestionados, revitalizando a circulação e eliminando as toxinas que ficaram congestionadas e inflamando a área afetada.

O emagrecimento causado pelo chá se deve ao seu alto potencial diurético, ele elimina líquidos que se acumularam em excesso no corpo. São encontradas nele também substâncias anti-inflamatórias e que evitam o inchaço característico da celulite. É recomendado o consumo do chá de centella asiática também por pessoas que sofrem com varizes, uma vez que a planta fortalece os vasos sanguíneos evitando problemas causados pelo mau funcionamento destes.

Age também como purificante do organismo, alivia contraturas musculares, melhora a memória e regenera a pele e outros tecidos orgânicos.


Como fazer o chá?

Para ter acesso a todos os benefícios que o chá de centella asiática traz para o organismo, como a já citada estimulação da produção de colágeno e as propriedades diuréticas, é recomendado o consumo de no mínimo duas xícaras de chá por dia.  Preparar a infusão é muito simples!

1. Em uma panela coloque meio litro de água filtrada
2. Leve a panela ao fogo e desligue assim que a água levantar fervura;
3. Acrescente uma colher de sopa rasa da erva.  Tampe a panela e mantenha a mistura abafada por no máximo cinco minutos
4. Coe assim que estiver morno e beba sem adoçar ou adoçado com mel.


Contraindicações

O chá desta erva não deve ser consumidas por gestantes, mulheres em fase de amamentação e também por quem tem problemas estomacais como gastrite e úlcera. A centella pode causar reações alérgicas em pessoas que tenham alergia a algum de seus componentes, por isso deve-se realizar um teste ingerindo apenas pequenas quantidades do chá.

Como se pode notar, incluir a centella asiática em nosso dia a dia garantirá benefícios de dentro para fora, mas não esqueça de um detalhe importante: toda as lutas, seja pela redução de peso, seja por manter a pele sem celulite, não pode contar apenas com uma arma. A centella é mais uma ferramenta, que deve ser aliada a uma dieta equilibrada e a uma rotina de atividade física.

Bianca Áquila Souza Santos
Nutricionista