quarta-feira, 17 de junho de 2015

Sal Rosa

Você já ouviu falar sobre o cristal rosa de sal que vem diretamente das montanhas do Himalaia?



O Sal rosa do Himalaia é simplesmente o sal mais puro existente na terra, ou seja, livre de toxinas e poluentes. Proveniente do Himalaia é colhido em depósitos milenares de sal que provém de vestígios de um enorme oceano pré-histórico. Sua cor rosa deve-se à alta concentração de minerais em sua composição.

Os 84 minerais presentes no Sal Rosa do Himalaia o transforma em uma fonte de nutrientes essenciais ao organismo, como magnésio, cálcio, potássio, ferro, entre muitos outros. O consumo desse sal fornece além desses minerais essenciais, um balanço dos eletrólitos do nosso corpo, melhora a capacidade de absorção de nutrientes do organismo, elimina toxinas, regula o PH natural do corpo, normaliza a pressão sanguínea e melhora a circulação, além disso, a alta concentração de magnésio é benéfica para prevenir cãibras, fortalecer os músculos e o sistema imunológico. Todos esses benefícios são resultados do processamento mínimo feito para retirar impurezas e manter seus valores nutritivos. 

Outro benefício é que ao utilizar este sal, na verdade você está recebendo menos ingestão de sódio por porção do que o sal de mesa, porque é menos refinado e as peças são maiores. Portanto o sal do Himalaia tem menos sódio por porção - 1g de sal Rosa do Himalaia há 230 mg de sódio, enquanto no sal refinado há 400 mg.

Pode ser empregado em carnes grelhadas, saladas e legume. Essas são boas opções para este sal. Porém, deve-se evitar as receitas com caldos, e, em carnes, deve ser aplicado na hora do preparo, já que tende a ressecar os alimentos porque atrai água. 

Bianca Áquila Souza Santos
Nutricionista