sexta-feira, 5 de julho de 2013

Maca Peruana


A Maca peruana, Lepidium meyenii, também conhecida como maca andina ou ginseng dos Andes é considerada um superalimento ou superfood em função de seu elevado valor nutricional. Possui elevado teor de carboidratos, fibras, proteínas, lipídeos ácido linolênico, ácido palmítico e ácido oleico. Rica em minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco, selênio e ferro e vitaminas B1, B2, C e E.
Ela tem a capacidade de crescer em alturas de 3800 a 4800 metros de altitude no local mais inóspito da Cordilheira dos Andes, onde as temperaturas são extremas: do intenso calor da manhã às mais frias noites, com gélidos ventos, nevadas persistentes e a intensidade da luz a estas alturas. Em local tão hostil, onde há pouco oxigênio, existe rara vegetação: só crescem batatas amargas e a maca.


Maca x Saúde Cardiovascular

O ácido linolênico ômega 3 possui leve efeito vasodilatador, auxiliando na redução da pressão arterial, atua ainda auxiliando na regularização dos níveis de colesterol. O ácido oléico ômega 9 auxilia na redução dos níveis de colesterol total e LDL e no incremento dos níveis de HDL-colesterol. A lisina, aminoácido presente na maca, está envolvida na síntese de L-carnitina, substância que auxilia no controle de dislipidemias. A arginina, outro aminoácido presentes na maca, é precursora do óxido nítrico, substância com efeito vasodilatador, auxiliando na redução da pressão arterial. Por conter estes nutrientes a maca auxilia na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.


Maca x Anemia

A maca é boa fonte de ferro, porém vale ressaltar que o ferro presente é do tipo não heme, uma forma mais difícil de ser absorvida por nosso organismo. Para otimizar a absorção deste mineral recomenda-se consumir um alimento rico em vitamina C, como as frutas cítricas, na mesma refeição. O ferro é um mineral de importante função em nosso organismo, é componente da hemoglobina que atua no transporte de oxigênio em nosso organismo, sua deficiência leva a anemia.


Maca x Libido 

A maca é fonte de gorduras, como o ácido palmítico, relacionadas à formação de hormônios em nosso organismo, auxiliando no aumento da libido. A vitamina E também participa da produção de hormônios sexuais, estando relacionada ao aumento da libido e do apetite sexual. O magnésio é um mineral importante para a produção de hormônios sexuais e neurotransmissores que causam a sensação de prazer. O selênio é um mineral essencial para a produção de espermatozóides. O zinco é um mineral que promove modulação dos níveis do hormônio testosterona e da produção de sêmen, sua deficiência leva à falha na ovulação e diminuição do desejo sexual, em mulheres, nos homens, pode causar impotência sexual. A vitamina B1 é fundamental para uma adequada transmissão nervosa e produção de energia pelo corpo, o que é essencial para a libido.


Maca x Menopausa

A menopausa é caracterizada pela ausência de menstruação por um período de 12 meses consecutivos. Geralmente ocorre entre os 45 e os 55 anos, e as consequências em longo prazo, da deficiência do hormônio estrógeno propiciam sintomas desagradáveis como: ondas de calor, suores noturnos, insônia, menor desejo sexual, irritabilidade, depressão, ressecamento vaginal, diminuição da atenção e memória e osteoporose. Em função da presença de nutrientes que são fundamentais para formação de hormônios sexuais, a maca pode auxiliar no combate aos sintomas da menopausa.


Maca x Energia e Disposição

A maca é tida como um tônico que combate o cansaço e a fadiga. Isso se deve ao fato de ser rica em carboidrato, que é o principal nutriente responsável pelo fornecimento de energia ao nosso organismo. Fonte ainda de vitaminas do complexo B, que participam de reações relacionadas à produção de energia em nosso organismo.


Maca X Imunidade

Possui fitosteróis como o sitosterol e campesterol, que auxiliam no fortalecimento da imunidade. Por conter arginina atua na divisão celular e na cicatrização de feridas, já a lisina está relacionada à inibição da proliferação viral. Fonte de vitamina C atua diretamente na reconstituição dos leucócitos células de defesa, aumentando a resistência a infecções.


Maca x Osteoartrite 

A osteoartrite é o tipo mais comum de artrite é provocada por um desgaste excessivo da cartilagem, enfraquecimento dos ligamentos e inflamação dos tecidos moles. Por ser boa fonte de ômega 3 que apresenta efeito antiinflamatório a maca pode auxiliar no alívio das dores nas articulações.


Maca x Osteoporose

A osteoporose é uma doença esquelética, caracterizada pela diminuição da massa óssea e deterioração dos ossos, com consequente aumento da fragilidade do osso e suscetibilidade à fratura. A maca é fonte de cálcio e magnésio, minerais essenciais à saúde óssea e por isso pode auxiliar na prevenção e tratamento desta doença.


Como consumir?

A farinha de maca pode ser adicionada em sucos, vitaminas, frutas e outras preparações. Recomenda-se o consumo de 2 colheres de sopa ao dia.