quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Óleo de Cártamo

Você já conhece os benefícios e propriedades do Óleo de Cártamo?


ORIGEM
Das regiões áridas da Índia, o cártamo é cultivado há mais de 2 mil anos. "Seu nome técnico, Carthamus tinctorius, vem do hebraico e pode ser traduzido como 'tingir com tinta', devido ao corante alaranjado obtido das suas flores", explica Andréa Cristina de Oliveira, farmacêutica e fitorepeuta, de São Paulo.


BENEFÍCIOS
Além de ser um anti-oxidante natural - o que ajuda a prevenir várias doenças -, o produto pode acelerar o metabolismo das gorduras, o que, em outras palavras, significa que o óleo de cártamo emagrece (ou pelo menos ajuda). Também contém ômega 6. Outro benefício do óleo de cártamo é a grande quantidade de vitamina E encontrada em sua composição. Essa vitamina previne a formação de radicais livres, responsáveis pelo aparecimento de alguns cânceres, envelhecimento celular e da da aterosclerose.


COMO UTILIZÁ-LO
Por ser um alimento, o óleo pode ser ingerido por qualquer pessoa, desde que em quantidades moderadas. Por ser um óleo de sabor suave, pode ser consumido com o azeite em saladas. "É importante que seja adicionado a alimentos frios ou à temperatura ambiente para conservar suas propriedades. A quantidade recomendada para ingestão do óleo diariamente é de duas colheres de chá, em momentos diferentes do dia, por exemplo: café da manhã e jantar. No caso das cápsulas, deve-se seguir a recomendação contida no rótulo.