terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Linhaça Dourada x Linhaça Marrom

A linhaça é riquíssima em componentes com efeitos benéficos à sapude como fibras, ômegas 3 e 6, vitaminas, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, ferro, cobre, zinco, manganês e selênio. Trata-se de uma opção sem glúten para fornecer esses nutrientes.

Este alimento funcional é capaz de ajudar o sistema imunológico, reduzir o envelhecimento celular e diminuir o risco de algumas doenças.

Mas você sabe qual a diferença entre a linhaça dourada e a marrom?

A linhaça marrom é nativa da região mediterrânea, mas também é cultivada no Brasil. Ela apresenta casca um pouco mais dura e resistente, o que pode diminuir a disponibilidade dos seus nutrientes.

A dourada cresce em climas mais frios e é geralmente importada do Canadá. Tem a casca mais fina e seu sabor é mais suave do que a da linhaça marrom. Além disso, possui além do ômega 3 que é comum para ambas, ômega 6 e 9.

Em dúvida quanto a qual escolher? Não se preocupe. Estudos demonstram que não existe diferença significativa na atividade antioxidante e quantidade de nutrientes nos dois tipos de linhaça. O importante mesmo é ingeri-la.

Veja alguns outros benefícios:
  1. A vitamina E presente na casca da linhaça dourada combate o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas;
  2. O ômega-3, ômega- 6, ômega-9 e as gorduras polinsaturadas presentes na linhaça dourada são poderosos aliados no combate a problemas cardiovasculares, obstrução de artérias e redução do mau colesterol (LDL);
  3. A semente de linhaça possui grande quantidade de isoflavona, fitoesteróide e lignana que exerce o mesmo papel do estrogênio (hormônio feminino) amenizando a TPM e a menopausa;
  4. A linhaça por ser rica em fibras, sacia a fome e estimula o intestino, servindo como forte aliada no emagrecimento e na regularização do intestino;
  5. A semente de linhaça possui componentes anticancerígenos e antioxidantes;
  6. Por ser rica em fibras, a semente de linha é um poderoso desintoxicante;
  7. A linhaça dourada auxilia no combate a diabetes e a hipertensão;
O óleo de linhaça encontrado em cápsulas é uma alternativa aqueles que preferem uma solução rápida e prática. Basta usá-lo em saladas diariamente para obter os mesmos benefícios.

A semente de linhaça moída (em casa) traz mais benefícios nutricionais que a semente inteira, que possui uma casca resistente, difícil de digerir. Portanto, uma forma fácil de quebrar as sementes é passá-las em um processador ou liquidificador usando apenas a tecla pulsar para que não vire pó e perca as funções de fibra. Depois, guarde-as em refrigerador, fora da luz. Desta forma, a utilização será ainda melhor. As sementes podem ser utilizadas em iogurtes, saladas, sucos, vitaminas, misturada à cereais, massas de pães e bolos e em todos os outros alimentos. As sementes também podem substituir o óleo ou gordura utilizada em uma receita. Por exemplo, se uma receita pedir 1/3 xícara (chá) de óleo, use 1 colher (sopa) de semente de linhaça moída, em substituição.


Fonte:
http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais
http://www.dicasdenutricao.com
http://www.villanatural.com.br