segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Cranberry

Já conhece a cranberry?


Frutinha de cor vermelho escuro, a cranberry, também conhecida no Brasil como oxicoco, tornou-se popular na América do Norte na década de 20 em função de suas propriedades benéficas ao sistema urinário, que perturbam principalmente as mulheres. Segundo estudos, o uso diário de produtos à base de cranberry, ao longo de um ano, pode reduzir em até 35% os casos de infecções urinárias como cistites, contaminação comum por bactérias que atingem mais da metade da população feminina pelo menos uma vez na vida. Esse fator bactericida da fruta, em alguns casos, pode se estender às infecções bucais e estomacais.

Agora a lista de vantagens do consumo da cranberrry é bastante extensa. Além de apresentar um alto poder antioxidante, essa fruta vermelha contribui para a produção de colágeno e elastina e é rica em vitamina C. Outros estudos afirmam que a antocianina, potente antioxidante presente na cranberry, que contribui no combate aos radicais livres, pode ser um dos fatores que ajudam na prevenção do surgimento de tumores, principalmente do câncer de mama.

A cranberry, segundo estudos, também pode ser forte aliada no combate ao Mal de Alzheimer, uma vez que é rica em compostos bioativos que protegem contra a degeneração de neurônios, ou seja, protegem as células cerebrais contra danos causados por radicais livres e perda das funções cognitivas.

Cranberries Secas

Uma das formas mais conhecidas de consumo da cranberry é o suco da fruta, muito comum nos Estados Unidos e Canadá, além de outros países de língua inglesa como Austrália e Nova Zelândia. Nesses lugares, é comum o uso da fruta nas comemorações como Ação de Graças e Natal (pratos típicos com molhos de cranberry), saladas, geleias, bolos, muffins, sorvetes e como fruta seca.

No seu estado seco, a cranberry ajuda no sistema imunológico e possui propriedades anti-cancerianas.

As cranberries secas são isentas de colesterol e gorduras trans ou saturadas. Mais do que isso, quando o processo de desidratação é feito da forma correta, a fruta seca possui alta concentração de vitamina C e minerais, além de ajudar no combate do diabetes tipo 2. Nesse caso, as cranberries secas devem ser isentas de açúcar para reduzir o índice glicêmico da fruta. É importante destacar que a fruta seca com adição de açúcar pode reduzir sistematicamente as vitaminas, minerais e propriedades benéficas. Portanto, procure ingeri-la sem adicionar açúcar para que o organismo aproveite todas as vantagens da cranberry.

Na Nathurale você encontra essa frutinha em 2 produtos maravilhosos! São eles:



Flormel Frutos Cranberry
Zero adição de açúcar, alto teor de fibras, coberto com chocolate branco.
Bio 2 7 Nuts Cranberry + 7 castanhas
Amendoim, Amêndoa, Castanha do Pará, Castanha e Cajú, Pistache, Macadâmia e Avelã