terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Nozes e Castanhas no Natal




Você já está planejando a ceia de Natal? E a decoração da mesa? Que tal incluir as castanhas, nozes, amêndoas e avelã? Além de gostosas, essas oleaginosas são saudáveis e cheias de propriedades nutritivas!

Só não pode exagerar no consumo. O ideal seria comer no máximo 30 gramas, para não aumentar demais o consumo de gordura nem de calorias. Conheça aqui os benefícios de cada uma delas:

Amêndoa
Essa sementinha é rica em selênio e vitamina E, substâncias antioxidantes que combatem os radicais livres evitando o envelhecimento precoce das células. Além disso, essa oleaginosa  contém boas doses de fósforo, mineral que atua no fortalecimento dos ossos. Quer mais? Ela é  repleta de fibras, por isso, gera saciedade. Mas fique de olho no valor calórico! Cerca de 100 g têm 581 calorias. Por isso, consuma apenas 6 unidades por dia.

Avelã
Essa é outra oleaginosa do bem! Ela contém gorduras boas que ajudam a controlar os níveis de colesterol ruim no sangue. Também é uma ótima fonte de cálcio, mineral importante para a formação óssea corporal. A semente tem ainda ácido fólico, uma vitamina do complexo B que protege o coração. Para completar, a avelã contém anti-inflamatório potentes. Será que é muito calórica? Sim, 100 g contêm 596 calorias. A recomendação é comer 4 unidades por dia.

Castanha de caju
Ela também está na lista das oleaginosas que contêm as gorduras do bem. Elas evitam o acúmulo de colesterol nas paredes das artérias, por isso, protegem o coração. Essa castanha  é rica em minerais importantes, como o potássio, o fósforo e o sódio, todos importantes na contração dos músculos. Qual é a porção diária ideal? Apenas três unidades. É preciso ter cuidado para não atacar um saquinho inteiro! Cerca de 100 g contêm 607,5 calorias.

Castanha-do-pará
Esse petisco tem muito selênio! Muito mesmo! É um mineral importantíssimo para a saúde, pois equilibra o trabalho na tireoide, diminui o risco de tumores e fortalece o sistema imunológico. Também tem vitaminas, proteínas e gorduras do bem. Quanto consumir? Apenas 1 por dia, pois é muito calórica: 100 g têm 683 calorias.

Nozes
Assim como as outras oleaginosas, as nozes têm as gorduras do bem, que combatem as taxas de colesterol. Também contêm arginina, uma proteína vegetal reconhecidamente vasodilatadora, por isso, atenua qualquer risco para o coração. Elas também têm pitadas de magnésio, que evitam o cansaço e resguardam os ossos. O ideal é consumir duas nozes por dia. Cerca de 100 g contêm 698 calorias.


Fonte: http://mdemulher.abril.com.br/blogs/dieta-nunca-mais/2011/12/inclua-no-seu-cardapio-de-natal-castanhas-nozes-amendoas-e-avela/